Museu
Sobre o museu
O Museu dos Bombeiros Voluntários de Vizela foi inaugurado em maio de 2017, por ocasião do 140º aniversário da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, com a presença de Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna.
O primeiro passo para a criação do Museu foi dado com a requalificação e valorização do espaço onde este se encontra, projetada pelo arquitecto vizelense Filipe Costa, no cumprimento do sonho e vontade do Presidente da Direção, João Ilídio Monteiro da Costa.
Posteriormente foi criada uma equipa de trabalho constituída por Antero Ferreira, Márcia Castro e Célia Gomes, que inicou todo o trabalho de pesquisa, inventariação e selecção de materiais, equipamentos, documentos e outros, tendo em vista a constituição da futura colecção do museu. É desta união que nasce o Museu dos Bombeiros Voluntários de Vizela, que, para além da exposição das viaturas e equipamentos antigos, mostra ao visitante a sua história através dos seguintes espaços: As origens; 1877 – A Fundação; O Quartel; Equipamentos; Pronto-socorro; Fardamentos; Ocorrências; Centenário; A Banda; O novo quartel; Bombeiros – o presente.
-
Museu dos Bombeiros Voluntários de Vizela
O Museu dos Bombeiros Voluntários de Vizela, inaugurado em 2017, expõe o acervo respeitante à história da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela, constituído pelas suas viaturas antigas, equipamentos, fardas, fotografias, vídeos e documentos oficiais. A criação do Museu obedeceu a duas fases distintas, sendo que a primeira, da responsabilidade do arquiteto vizelense Filipe Costa, disse respeito à remodelação do espaço e a segunda esteve relacionada com a criação do Museu propriamente dito. Márcia Castro, Antero Ferreira e Célia Oliveira constituíram a equipa que encetou todo o trabalho de pesquisa, seleção, inventariação e tratamento do acervo a integrar o Museu. -
140º aniversário da Real Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Vizela
Inauguração do Museu dos Bombeiros Voluntários de Vizela no seu 140º aniversário, com a presença de Jorge Gomes, Secretário de Estado da Administração Interna, que classificou o Museu como o melhor museu dedicado ao bombeiro do país e Jaime Marta Soares, Presidente da Liga de Bombeiros Portugueses. A criação do Museu obedeceu a duas fases distintas, sendo que a primeira, da responsabilidade do arquiteto vizelense Filipe Costa, disse respeito à remodelação do espaço e a segunda esteve relacionada com a criação do Museu propriamente dito. Márcia Castro, Antero Ferreira e Célia Oliveira constituíram a equipa que encetou todo o trabalho de pesquisa, seleção, inventariação e tratamento do acervo a integrar o Museu.